domingo, 21 de julio de 2013

Hostels - Uma maneira barata de se hospedar

Pobre quando viaja não se hospeda em hotéis, divide um quarto com mais uns 10 em um hostel. Para quem não sabe, hostels são os albergues, que ao invés de reservar um quarto, reservam uma cama em um quarto e em geral possuem banheiros partilhados entre os quartos. Às vezes isso não agrada muito a uma pessoa mais velha, então, se não quer dividir um quarto com alguns desconhecidos, procure muito bem um hotel barato. Aqui vão as dicas para encontrar um bom hostel e não se meter em nenhuma furada. Infelizmente quase nenhum se parece com a foto abaixo.



O que levar

Leve tudo de higiene pessoal, hostels não te dão sabonetezinhos.
Toalha: são mais raros os hostels que oferecem toalhas, e muitos cobram por isso, em geral 1 ou 2 euros.
Um cadeado: quase todos hostels têm um armário para que você coloque ou sua mala ou somente objetos de valor e documentos. Hostels adoram vender cadeados por preços muito altos.



Como reservar

O site que possui mais opções de escolha é o hostelworld, entretanto ele possui um custo de 1,50 euros por reserva mais 10% do valor, que não são retornáveis em caso de cancelamentos. Então a dica é olhar no hostelworld os mais interessantes e ver se esses hostels possuem site com reserva própria (não powered by hostelworld) ou buscar o hostel no Booking, que quase sempre tem cancelamento gratuito. Leia as opiniões de outros hóspedes sobre o hostel que você escolher, fique atento que sempre há um comentário de um hóspede chato que pensou que estava em um hotel.


Dica: Olhe muito bem a localização do hostel, quanto mais perto de uma estação de metrô e quanto mais central melhor. Caso você queira sair à noite, voltar para uma região afastada será difícil; além disso, quanto mais longe mais se gasta com transporte.

Uma dica interessante também é ver os Hoscars, que é a premiação feita pelo hostelworld aos hostels pelo mundo. Os melhores hostels do mundo estão em Portugal (Lisboa e Porto), que além de serem bons têm ótimos preços (15 euros ou menos com café da manhã); já em lugares como Paris, Londres, Moscou, Genebra, Zurique, Oslo, Estocolmo, Copenhagen, Milão e Helsinque os hostels bem localizados são muito caros e algumas vezes não muito bons (Paris e Milão), podendo chegar a 30 euros sem café da manhã a diária.


Alguns hostels que valem muito a pena

Londres/Barcelona/Paris: St. Christopher's
Amsterdam: Flying Pig
Viena/Berlim/Munique/Budapeste: Wombat's
Praga: Art Hole
Valencia: Red Nest/Purple Nest
Porto: Downtown
Bruxelas: Meinninger
Manchester: Hatter's

St. Christopher's (Londres)

Wombat's

St Christopher's (Barcelona)


Links úteis

No hay comentarios:

Publicar un comentario