sábado, 10 de agosto de 2013

Metrôs pela Europa - parte 1

Moscou

Suas principais vantagens são o preço (30 rublos, cerca de 0,75 euro), que é o mesmo pra qualquer viagem, não há zonas com preços diferentes, e a abrangência, o metrô chega a quase todas as regiões da cidade e continua crescendo. É o terceiro maior do mundo em número de passageiros, com mais de 6 milhões ao dia e também um dos mais bonitos; durante a URSS, Stalin queria que as estações se parecessem a teatros e fez um grande investimento para deixar as estações bonitas e ornamentadas (fato que se observa principalmente na linha circular), apesar de agora já parecerem velhas e mal cuidadas. Suas escadas rolantes são gigantescas e podem demorar mais de um minuto em uma subida.


Seu pior problema: é o metrô mais complicado do mundo, não há informações em inglês, não há indicações suficientes, muitas vezes é necessário chegar à estação correspondente a uma linha e segui-la até o final para chegar à mesma estação em uma linha diferente, as placas não têm setas indicando o caminho, caso você o use algum dia, com certeza se perderá. E não existem catracas, somente se deve encostar o papel no leitor, caso você não encoste um alarme soará. As máquinas de venda de bilhetes se encontram em todas estações e estão também em inglês; aceitam notas, moedas e cartões de crédito.



Bruxelas

O segundo sistema mais complicado que já vi; não há mapas da rede nas estações, se você não mora na cidade e não sabe em qual direção vai você pode se perder. Não existe somente uma entrada para todas as plataformas, cada plataforma tem sua entrada com catraca e numa mesma plataforma passam diferentes trens, caso você não saiba a direção a onde vai tem que ter sorte, já que não existem mapas das linhas nas estações. 


Pelo tamanho da cidade o bilhete é relativamente caro (1,90 euro um bilhete unitário) e as máquinas de autoatendimento só aceitam moedas e cartões de crédito. As informações no metrô são dadas em francês e holandês.



Porto

"Senhora da Hora, conexão com as linhas A, B, C e F, se mudar para outro veículo ou linha, valide novamente o título de transporte.
Senhora da Hora, conexion with lines A, B, C and F, if you change to another vehicle or line validate your ticket again"



O metrô que confia em você, não há catraca em nenhuma estação, você apenas deve comprar o bilhete, validá-lo e entrar no trem. Caso viaje sem bilhete ou com bilhete para uma zona inferior a que se encontra, as multas podem ser altas, cerca de 50 euros. O Metro do Porto não abrange toda a cidade, sendo necessário o uso do ônibus para ir a determinados lugares. Um trajeto até o aeroporto custa 2,10 euros e demora cerca de 30 minutos. Os bilhetes em geral custam pouco mais de 1 euro.


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