miércoles, 10 de julio de 2013

Londres - Como comer barato e o que não deixar de comer

Depois de ir 4 vezes ao Reino Unido morando na zona Euro, ver o símbolo £ me dá uma palpitação no coração. A libra esterlina, que nas cotações atuais aparece entre R$3,00 e R$3,50; é uma das moedas mais "caras", "supervalorizadas" do mundo. Ao chegar a Londres, não pense que no supermercado meio litro de água será £0,30 e muito menos que se conseguirá comer em um restaurante por míseras £5. Um restaurante londrino custará, no mínimo, £10 para um almoço ou um jantar.


Aqui vão as dicas de alguns lugares onde você pode comer relativamente bem por £5 ou menos (em relativamente bem eu excluo fast-foods).


Sainsbury's

É uma rede de supermercados espalhados por toda a cidade, é muito fácil encontrar um. Sua melhor opção é o meal deal, onde um sanduíche natural, uma bebida e um acompanhamento (fruta, chips Walkers ou biscoito) saem por £3. E você ainda tem uma boa gama de opções para o sanduíche e a bebida.



Tesco

Outra rede de supermercados que se pode encontrar por toda a cidade. Além do meal deal, os supermercados Tesco Metro têm um Buffet com diversas opções de saladas e azeitonas, e o preço pago se deve somente ao tamanho do pote que você escolher, £1,99 ou £2,99. Recomendo a quinoa (saborosa e nutritiva), o fusili ao pesto e a azeitona com feta.



Pret A Manger

Esse sim está por toda a cidade, não há uma rua londrina que não possua um restaurante como esse. Os preços são um pouco mais caros que no supermercado, mas a comida é mais saborosa, e, além disso, você se sente bem porque os atendentes são muito simpáticos, te perguntam como está seu dia e sempre têm um sorriso no rosto. Uma dica é provar os refrigerantes do Pret A Manger, que são naturais sem aditivos, sem quilos de açúcar e sem ácido fosfórico.



Algumas coisas mais caras que recomendo comer no Reino Unido:

Cream Tea

Nunca vi no Brasil, é um bolinho com passas que se parte ao meio e se coloca clotted cream e geleia por cima, o sabor dessa combinação é inimaginável, e claro, para acompanhar, no mínimo meio litro de chá preto (recomendo o Darjeeling ou o Ceylon, e se você gosta de limão no chá, um bom Earl Grey). Ideal para o fim de uma tarde fria, às 17:00. Não se pode ir à Inglaterra e não tomar um belo chá.


Para que você se sinta um verdadeiro inglês, deve ir a uma casa de chá, que agora já não são tão comuns como os cafés mas ainda se encontram algumas.

Fifty Shades of Earl Grey
How do you like yours, naked or with S&M (suggar and milk)


English Breakfast

Se você gosta de comer muito no café da manhã e não tem medo de gorduras, deve provar o café da manhã inglês, com duas torradas, dois ovos fritos, duas fatias de bacon, uma salsicha, tomates assados, feijões brancos ao molho de tomate, champignon e um suco de laranja; e depois de tudo, para arrematar, uma xícara de English Breakfast Tea (meu chá favorito). Os preços podem ser um pouco salgados, mas é uma refeição bem completa.


Uma opção barata de English Breakfast é comer em regiões turísticas da Espanha, que ficam abarrotadas de ingleses durante o verão (Ilhas Baleares e província de Alicante), onde se encontra culinária inglesa em muitos restaurantes e um English Breakfast pode ser encontrado por 3 euros.


Fish and Chips

O prato inglês mais famoso, batatas fritas e um filé de merluza frito. Os preços nas lanchonetes de uma porção beiram as £10, nunca comi porque não gosto de peixes, mas quem quiser provar...



Roast Dinner ou Sunday Roast

É o jantar tradicional dos domingos nas famílias inglesas, constitui-se de uma carne assada (geralmente boi ou frango), batatas assadas ou purê de batatas, legumes cozidos, Yorkshire puddind e muito molho (gravy).

Dos pratos típicos ingleses creio que é o mais saudável além de ser delicioso. A melhor maneira de se comer o roast dinner é caso uma família te convide para jantar, mas em alguns locais se podem encontrar para comprar.


Have fun in England!!! Beijo pra Beth.


No hay comentarios:

Publicar un comentario