domingo, 7 de julio de 2013

Ryanair - Parte 1

Não tem como começar um blog sobre viagens baratas na Europa que não seja pela Ryanair, é a companheira mais fiel de todos estudantes que vêm à Europa para fazer um intercâmbio (tornando-se suas páginas iniciais de seus navegadores) ou de qualquer um que queira fazer uma grande viagem por aqui. Todos falam mal dela, mas todos a amam.



Um pouco de história

A companhia foi fundada na Irlanda baseada no modelo da Southwest Airlines americana, fazendo inicialmente voos entre a Irlanda e Londres. Com o tempo a empresa cresceu exponencialmente e hoje é a maior companhia europeia em número de passageiros, e anseia chegar ao número de 80 milhões de passageiros transportados em 2013.


Como fazer os preços dos bilhetes serem tão baixos

Para diminuir os custos de operação em aeroportos, a companhia utiliza aeroportos secundários sempre que pode; além disso, toda sua frota é apenas de Boeings 737, tornando mais barata a capacitação de seus funcionários, os aviões não têm tempo de chão nos aeroportos, um voo chega e em 30 minutos o avião já sai em direção a seu próximo destino, muitos voos são operados em horários mais baratos, como 6:00 ou 23:00, gerando o inconveniente de como chegar ao aeroporto ou até a necessidade de dormir por lá. A bagagem permitida a cada passageiro é apenas a de mão, com medidas e peso controlados, uma bagagem extra é cobrada. Serviço de bordo: zero, qualquer coisa dentro do avião é necessário comprar.


Alguns informações sobre a companhia

A empresa hoje possui cerca de 8400 empregados, voa para 179 destinos em 27 países europeus e Marrocos. Seus principais destinos são Dublin, Londres Stansted, Paris (Beauvais), Roma, Madrid, Bruxelas (Charleroi), Milão (Bergamo), Eindhoven (Holanda), Barcelona (Girona) e Oslo (Rygge).

Mapa de Rotas Ryanair, em vermelho os aeroportos base da companhia.



Prestar atenção

Muitas vezes os aeroportos onde a companhia opera são muito distantes das cidades, é uma estratégia para baratear o custo dos bilhetes, já que os gastos caso operasse nos aeroportos principais seriam muito maiores. Para os clientes é uma coisa importante de se observar, já que às vezes os translados do aeroporto saem mais caros que os bilhetes aéreos, chegando muitas vezes a cerca de 20 euros o trajeto.

Às vezes, ao se viajar para esses lugares é melhor verificar se não há uma companhia concorrente que ofereça voos aos aeroportos principais por um preço ligeiramente mais alto, o custo final pode ser mais baixo.

Pelo custo de operação nos aeroportos, muitas vezes a Ryanair não opera voos em algumas cidades importantes do continente, como Lisboa, Amsterdam, Praga, Atenas, Helsinque, além de ter somente 6 destinos a partir de Berlim e não possuir nenhum destino suíço (o que ocorre também devido à competição da EasyJet).

Quando a companhia não tem a opção de um aeroporto regional mais distante ela se vê obrigada a operar nos grandes aeroportos, como em Madrid, Budapeste, Alicante, Palma de Mallorca, Marseille, Birmingham, Manchester, Cracóvia e Porto.

Aeroportos distantes onde o custo de translado é alto
Frankfurt (Hahn)
Paris (Beauvais)
Bruxelas (Charleroi)
Oslo (Rygge)
Munique (Memmingen)
Girona (Barcelona)
Düsseldorf (Weeze)
Reus (Barcelona)
Paris (Vatry, Eurodisney)
Glasgow (Prestwick)
Malmö na Suécia (que oferece translado a Copenhagen através do estreito de Øresund)
Bratislava na Eslováquia (que oferece translado a Viena)


Para que a postagem não fique grande e irritante, o dividi em duas partes, a próxima será sobre a compra do voo, bagagens, serviços, o voo e o marketing da empresa.

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