martes, 9 de julio de 2013

Ryanair - Parte 2

Como e quando comprar

Não consigo imaginar uma lógica quanto à variação dos preços dos bilhetes da Ryanair, a regra de quanto antes melhor é válida, mas não com excessiva antecedência, geralmente uns dois meses no inverno e três ou quatro no verão e períodos de férias europeias. Os preços base, com os quais os primeiros assentos são vendidos variam por trecho e por época, sendo mais baratos no inverno, quando às vezes se podem encontrar passagens a menos de 1 euro em alguns trechos.

Como a Ryanair é meio imprevisível, o melhor se você quer achar um bom preço é estar sempre pesquisando, você poderá notar que os preços podem subir ou cair de um dia pro outro, fique atento quando na opção de compra apareça que só há um número de assentos àquele preço, em seguida o preço subirá entre 5 e 20 euros.



Além do preço mostrado no site durante a compra, durante o pagamento são adicionados 2% do valor total como taxa administrativa, a não ser que se possua um cartão pré-pago da Ryanair.

Os preços dos voos aparecem na moeda do local de saída do primeiro voo (até hoje não sei como uma vez que comprei um trecho em libras o valor foi convertido a euros ao final), mas já comprei bilhetes em florins e zlotys e as moedas foram mantidas durante o pagamento (os cartões de crédito em geral cobram um valor não muito legal para compras em outras moedas). A Ryanair gosta de ser espertinha e muitas vezes coloca um trecho ligando a zona euro com o Reino Unido pelo mesmo preço em libras e euros, dependendo do lugar de origem do primeiro trecho.

Durante a compra a empresa tenta vender tudo o que ela pode, desde aluguel de carros a hotéis, aplicativos para celular, malas, seguro de viagem e por aí vai... Nada vale a pena, prossiga sempre com a compra.


Bagagem

Não se arrisque em pensar que levar uma mala com medidas ligeiramente maiores que as aceitas vá passar pelo controle da Ryanair, existe a caixinha onde a mala deve caber, caso contrário, uma multa para despachar a mala é cobrada. Uma boa dica é viajar com mochilas de camping, que são maleáveis e podem ser apertadas para caber na caixa e colocar todos os casacos no corpo durante o embarque.


Os limites de tamanho e peso da Ryanair são de 55x40x20 cm e 10 kg.



Check-in

O check-in só necessita ser feito com a Ryanair se você for despachar alguma mala (se você estiver viajando na pobreza não fara isso) e perto dos balcões de check-in ha as caixinhas onde a sua mala de mão deve caber. Pessoas que não tem identidade europeia precisam carimbar a passagem ou nesse balcão ou no balcão de vendas da companhia.

Se sua mala não cabe na caixinha tire os casacos e os vista, mas isso só é necessário na fila de embarque, onde eles geralmente testam as malas; e caso a mesma não caiba, a pessoa é obrigada a pagar 50 euros para despachá-la.

IMPORTANTE

Nunca, nunca se esqueça de imprimir os cartões de embarque antes de viajar (a opção check-in online fica disponível no site desde 15 antes do voo ate 3 horas antes do voo). Caso você chegue ao aeroporto sem as passagens impressas, 50 euros de multa.


Embarque

As filas para embarque geralmente são quilométricas porque os assentos não são marcados e há pouco espaço para bagagens e quem não consegue espaço no bagageiro deve colocar a mala embaixo do banco à sua frente, o que diminui drasticamente o espaço para as pernas, que já é muito pouco. Em geral as pessoas gostam de sentar-se nos bancos mais à frente ou mais atrás para sair mais rápido (porque muitas vezes o voo chega à meia noite e o último metrô ou ônibus do aeroporto a cidade sai esse horário) ou então nas saídas de emergência onde há mais espaço para as pernas.




Voo

A decolagem acontece como de praxe, e os voos sempre saem pontuais, pois a Ryanair quer manter-se como a companhia aérea com menos atrasos da Europa. O mais cedo possível depois da decolagem começa a feira Ryanair, onde você pode comprar de tudo, desde comidas e bebidas (muito caras) ou produtos de free shop (que algumas vezes tem bons preços).


Coisas que se vendem nos voos Ryanair:
Comida
Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
Mini aviões da Ryanair
Perfumes
Cosméticos
Cigarros que se podem fumar em voos
Raspadinhas
Calendário das aeromoças pra você colocar na sua borracharia
Relógios
Óculos de sol

Uma curiosidade é a música ao som de trombetas que é tocada quando o avião chega ao destino a tempo. A Ryanair realmente tem um sério compromisso com a pontualidade, já utilizei a companhia mais de 20 vezes e só um desses voos chegou atrasado, mesmo assim somente 20 minutos.


Entretenimento de bordo

Há uma revista toda em inglês que é o entretenimento de bordo da Ryanair, você pode entreter-se por meia hora lendo, a revista contém um alto teor de self-advertisement. Uma coisa que não faz sentido são as dicas de restaurantes e hotéis nos destinos feitos pela Ryanair, onde com o preço de uma noite você pode realizar 10 voos pela companhia.


Relação com a concorrência

A empresa também é conhecida por sua relação nada amigável com a concorrência. Sua principal rival é a EasyJet, low cost inglesa/suíça, mas as companhias tradicionais também são alvos. Sua publicidade é comparar-se às outras companhias, mostrando dados de atrasos de voos, perda e extravio de bagagem e reclamação dos clientes.

A estratégia mais polêmica da companhia ocorreu em 2004, quando a companhia ofereceu 1 milhão de passagens a 0,01 euro para cada milhão de libras de prejuízo da rival EasyJet, o passageiro só deveria pagar as taxas dos aeroportos.





Ryanair, falamos mal, mas todos a amamos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario